#comerpraquenasperiferias
Uma rede feita por jovens, coletivos e organizações das periferias
O “CPQ nas Periferias” é uma iniciativa que quer conectar juventudes das periferias de todas as capitais do Brasil para conversar, criar e agir em torno de um tema que faz parte da vida de todo mundo: a comida.
Mas não é só sobre alimentação. É também sobre território, cultura, desigualdade, comunicação, arte, convivência e direito à cidade.
O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizado pelo Comer Pra Quê (CPQ), no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades , e vai acontecer nas 27 capitais brasileiras.
A ideia é construir uma grande rede nacional com jovens, coletivos, organizações sociais, comunicadores populares, educadores e iniciativas comunitárias que já movimentam seus territórios todos os dias.
O “CPQ nas Periferias” também quer fortalecer uma rede nacional de jovens comunicadores e mobilizadores.
Durante o projeto, os participantes vão produzir conteúdos, compartilhar experiências e criar estratégias de comunicação conectadas com a realidade das periferias.
No final da trilha, a proposta é reunir as experiências construídas ao longo do caminho em um grande encontro nacional.
Ao longo dos próximos meses, mais de 540 jovens vão participar de uma trilha de mobilização com atividades online e presenciais.
Vai ter:
Tudo pensado para fortalecer o protagonismo das juventudes e criar espaços de troca sobre os desafios e as potências das periferias.
Os encontros serão espaços para dialogar sobre:
Uma parte importante do projeto será um grande mapeamento feito com as juventudes nos seus territórios.
A proposta é olhar para os territórios e responder perguntas como:
A ideia é construir um retrato coletivo das periferias brasileiras a partir da visão das juventudes que vivem esses territórios no dia a dia.
O “CPQ nas Periferias” também quer fortalecer uma rede nacional de jovens comunicadores e mobilizadores.
Durante o projeto, os participantes vão produzir conteúdos, compartilhar experiências e criar estratégias de comunicação conectadas com a realidade das periferias.
No final da trilha, a proposta é reunir as experiências construídas ao longo do caminho em um grande encontro nacional.
As informações sobre inscrições, atividades e próximas etapas serão divulgadas nos canais do Comer Pra Quê, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das organizações parceiras.
#boletim
Se liga!
Quer receber materiais exclusivos e ter um contato mais próximo com o CPQ?
Então se inscreva no boletim: