COMER PARA QUÊ?

Nas Periferias

Juventudes de todo o Brasil falando sobre

comida, território e direito à alimentação

CPQ nas Periferias: juventudes de todo o Brasil falando sobre comida, território e direito à alimentação

Uma rede feita por jovens, coletivos e organizações das periferias

O “CPQ nas Periferias” é uma iniciativa que quer conectar juventudes das periferias de todas as capitais do Brasil para conversar, criar e agir em torno de um tema que faz parte da vida de todo mundo: a comida.

Mas não é só sobre alimentação. É também sobre território, cultura, desigualdade, comunicação, arte, convivência e direito à cidade.

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizado pelo Comer Pra Quê (CPQ), no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades , e vai acontecer nas 27 capitais brasileiras.

A ideia é construir uma grande rede nacional com jovens, coletivos, organizações sociais, comunicadores populares, educadores e iniciativas comunitárias que já movimentam seus territórios todos os dias.

Comunicação popular e mobilização

O “CPQ nas Periferias” também quer fortalecer uma rede nacional de jovens comunicadores e mobilizadores.

Durante o projeto, os participantes vão produzir conteúdos, compartilhar experiências e criar estratégias de comunicação conectadas com a realidade das periferias.

No final da trilha, a proposta é reunir as experiências construídas ao longo do caminho em um grande encontro nacional.

Conheça o Manifesto

O que vai acontecer?

Ao longo dos próximos meses, mais de 540 jovens vão participar de uma trilha de mobilização com atividades online e presenciais.

Vai ter:

  • encontros virtuais;
  • oficinas nos territórios;
  • ações culturais;
  • atividades de comunicação popular;
  • mapeamentos das favelas, quebradas e comunidades;
  • trocas entre jovens de diferentes cidades do Brasil.

Tudo pensado para fortalecer o protagonismo das juventudes e criar espaços de troca sobre os desafios e as potências das periferias.

Os encontros serão espaços para dialogar sobre: 

  • acesso à comida de verdade;
  • direitos das juventudes
  • cultura alimentar;
  • mobilização comunitária;
  • potência e papel dos jovens periféricos

Mapear os territórios a partir de quem vive neles

Uma parte importante do projeto será um grande mapeamento feito com as juventudes nos seus territórios.

A proposta é olhar para os territórios e responder perguntas como:

A ideia é construir um retrato coletivo das periferias brasileiras a partir da visão das juventudes que vivem esses territórios no dia a dia.

Comunicação popular e mobilização

O “CPQ nas Periferias” também quer fortalecer uma rede nacional de jovens comunicadores e mobilizadores.

Durante o projeto, os participantes vão produzir conteúdos, compartilhar experiências e criar estratégias de comunicação conectadas com a realidade das periferias.

No final da trilha, a proposta é reunir as experiências construídas ao longo do caminho em um grande encontro nacional.

 

Como acompanhar?

As informações sobre inscrições, atividades e próximas etapas serão divulgadas nos canais do Comer Pra Quê, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das organizações parceiras.

#queroparticipar

participe

Faça a sua inscrição agora!

#boletim 

Se liga!
Quer receber materiais exclusivos e ter um contato mais próximo com o CPQ?
Então se inscreva no boletim: